Controle de Acessos dos Colaboradores nos locais de trabalho

Um dos fatores que contribui para a segurança de uma empresa é o controle dos acessos de pessoas à unidade. Esta é uma gestão de impacto em toda a operação, principalmente quando falamos em controle de acessos dos colaboradores, clientes e fornecedores, garantindo até mesmo o sigilo de informações empresariais e zelo pela infraestrutura local.

Automatização do rastreio e liberação do fluxo de pessoas

Provavelmente sua empresa já se deparou com a necessidade de rastrear o fluxo de pessoas que acessaram as localidades para trabalho diariamente, mensalmente a até mesmo para balanço anual. Essa informação pode estar disponível em diversos meios, como e-mails, planilhas ou integrações com as portarias.

O Controle de Acessos dos Colaboradores pode ser feito de forma física, por uma equipe responsável capacitada ou combinado por equipamentos e estruturas que contém um banco de dados de cadastros para conferência. Através desta estrutura eletrônica, todo o fluxo de agendamento de visitas e acessos diários de colaboradores pode ser feita diretamente por cadastro em um sistema, facilitando a tratativa entre empresas.

A depender das demandas, em determinado horário do dia há um fluxo maior de entrada e saída de pessoas na unidade, e automatização destes registros facilita no rastreio e torna o Controle de Acessos dos Colaboradores mais eficiente a conferência da equipe responsável.

Garantir aptidão dos colaboradores que acessam às unidades

Além de rastrear o fluxo dos colaboradores em sua jornada de trabalho, o controle de acessos refina a entrada de colaboradores devidamente cadastrados em sua empresa, com suas documentações requeridas sob acesso da sua equipe de gestão, além de apontar o perfil de treinamentos e capacitações dos colaboradores.

Desta forma, sua empresa terá maior praticidade em verificar os acessos não autorizados em relação à documentações inconformes e garantir que apenas colaboradores com as devidas capacitações tenham acesso ao seu local de trabalho para execução das atividades.

Redução de riscos na jornada de trabalho

Em casos de emergências, sua empresa tem em mãos o relatório dos que estão presentes no dia de trabalho, para localização de maneira ágil das pessoas em seus respectivos locais de atuação.

Da mesma forma, em casos de confidencialidade de informações no processo ou com demanda de capacitações específicas como operações de máquinas e equipamentos, a liberação de pessoas pode ser realizada no momento de entrada do colaborador ao local e acompanhado por algum representante capacitado.

Tipos de Identificação de um colaborador

Os colaboradores podem ser identificados com diferentes tecnologias. As mais usuais são por identificação em crachás, tags/cartões de liberação, código de barras, e até mesmo senhas.

Uma forma de tornar mais ágil este fluxo, é contar com a tecnologia. Atualmente, a identificação de pessoas por biometrias, reconhecimento facial e até mesmo leitura da íris não é cenário de filme, e garante especificidade para reconhecer características únicas de cada colaborador, oferecendo maior confiabilidade e redução em falhas que podem ocorrer em um processo manual e humano.

Conte com a GAP Sistemas para garantir tecnologia no processo de Controle de Acessos dos Colaboradores:

GAP Sistemas possui tecnologia para integração do nosso Software GEC® – Gestão de Empresas e Colaboradores com equipamentos, por exemplo as catracas nas unidades, através do reconhecimento facial. Assim, o fluxo de pessoas é automatizado, tornando o processo de entrada de pessoas mais eficiente e seguro, reduzindo falhas na identificação do controle de acessos dos colaboradores.

Acompanhe através do GEC® todo o fluxo de pessoas nas dependências, para garantir que apenas pessoas cadastradas e devidamente regularizadas quanto à capacitações e documentações acessem para sua jornada de trabalho, visualizando de forma prática o relatório de não autorizados e suas pendências.

Além disto, sua empresa terá em mãos todo o histórico de acessos dos colaboradores com relatórios automatizados para compartilhar com as empresas responsáveis.

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendamos para você

Como a Inteligência Artificial pode otimizar a Gestão de Terceiros: 3 motivos para começar a usar!

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversos setores da economia, e a…

A importância do Controle e Gestão de EPI na empresa

Descubra a importância da Gestão de EPI na empresa e como um…

5 erros comuns na gestão de terceiros e como evitá-los

A gestão de terceiros é uma prática comum em muitas empresas, mas…

Como a Análise Preliminar de Risco pode prevenir acidentes no ambiente de trabalho

A Análise Preliminar de Risco (APR) é uma ferramenta fundamental para prevenir…