5 erros comuns na gestão de terceiros e como evitá-los

5 erros comuns na gestão de terceiros e como evitá-los

A gestão de terceiros é uma prática comum em muitas empresas, mas também pode ser um desafio. Existem alguns erros que os gestores cometem ao lidar com fornecedores, prestadores de serviços e parceiros externos. 

Neste artigo, vamos te apresentar quais são os 5 erros mais comuns nesse cenário e o que você e sua equipe pode fazer para evitá-los, para alcançar uma gestão eficiente e de qualidade. 

E é claro, também vamos te mostrar como a GAP Sistemas, especialista em soluções de gestão, pode otimizar esse trabalho e garantir eficácia.

A história da terceirização e a importância da gestão de terceiros para as empresas

A terceirização de serviços se tornou uma prática essencial para empresas de todos os portes e setores. No entanto, a gestão das atividades exercidas por terceiros exige atenção e cuidado para garantir a eficiência, segurança e economia.

Essa é uma prática que se popularizou a partir da Segunda Guerra Mundial e da Revolução Industrial, quando as empresas precisaram otimizar seus recursos para atender à alta demanda de compra de produtos.

No Brasil, a terceirização ganhou força na década de 90, com a abertura do mercado e a necessidade de empresas se tornarem mais competitivas. Hoje, a gestão de terceiros é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e setores, que buscam otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Mas afinal, qual a importância da terceirização para as empresas? É evidente quando colocamos tudo na ponta do lápis:

  • Redução de custos
  • Aumento da eficiência
  • Melhoria da qualidade
  • Maior flexibilidade
  • Gestão de riscos


Se você busca otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a eficiência da sua empresa, a terceirização é a solução ideal.

Porém, por ser uma prática ainda muito recente, a Lei da Terceirização foi sancionada apenas em 2017 no Brasil, o que faz com que a gestão de terceiros permeie muitos erros dentro das empresas. Isso acontece por alguns motivos comuns, que vamos abordar a seguir.

Erro 1: Falta de planejamento adequado

O planejamento é a chave para qualquer gestão ser eficaz, com empresas contratadas não seria diferente. É essencial que o profissional responsável consiga ter um espaço para planejar as ações, entender os gargalos e agir na descomplicação de problemas. 

A falta de planejamento adequado na gestão de terceiros é um erro crucial que pode gerar diversas consequências negativas para as empresas. Sem uma visão estratégica e organização prévia, a terceirização pode se tornar um processo ineficaz e até mesmo prejudicial.

Definir objetivos claros, estabelecer metas, prazos, elencar os recursos necessários para o trabalho ser executado, são estratégias fundamentais para uma gestão de sucesso.

Erro 2: Falta de comunicação eficiente


Esse é um problema frequente que pode gerar diversos desafios para as empresas, comprometendo o sucesso da terceirização e impactando negativamente seus resultados. 

Essa falha impede o bom fluxo de informações entre a empresa e o fornecedor, criando um ambiente propício para conflitos, falta de transparência e controle, desmotivação e insatisfação.

Imagine um projeto de desenvolvimento de uma obra onde a empresa e os terceirizados não definem canais de comunicação claros. Isso pode levar a mal-entendidos sobre os requisitos da obra, como funcionalidades, prazos e custos, acarretando até na segurança e altos riscos de acidentes dos trabalhadores. 

Sem um plano de comunicação, as partes podem ter interpretações diferentes do contrato e da execução, gerando conflitos e atrasos na conclusão do trabalho.

Erro 3: Não monitorar o desempenho dos terceiros

Esse é um dos erros mais encontrados na gestão de terceiros. A falta de monitoramento pode levar à entrega de serviços de baixa qualidade, com atrasos, erros e custos adicionais para a empresa. 

Sem métricas e indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar o trabalho do terceirizado, a empresa não tem como identificar problemas e tomar medidas corretivas para garantir a qualidade dos serviços prestados.

É crucial definir indicadores de desempenho específicos e mensuráveis para cada contrato de terceirização. Os KPIs devem ser relevantes para os objetivos da empresa e permitir a avaliação da qualidade, eficiência e segurança do serviço prestado pelo fornecedor.

Com o GEC da GAP Sistemas, por exemplo, a análise e identificação desses indicadores é extremamente visual e facilitada. Permitindo que o gestor tenha uma visão ampla do trabalho executado pelo terceiro. centralizando informações, automatizando tarefas e gerando relatórios detalhados sobre o andamento dos projetos.

💡 Saiba como a GAP Sistemas pode ser sua aliada no monitoramento e desempenho da gestão de terceiros.

Erro 4: Não realizar uma seleção criteriosa de terceiros

A etapa de seleção de potenciais empresas a serem contratadas é uma das partes mais importantes no processo de gestão. Uma seleção criteriosa e analítica, pode evitar diversos problemas durante a execução do trabalho.

Selecionar um fornecedor com expertise e experiência na área desejada garante a entrega de serviços de alta qualidade, otimizando os processos da empresa e aumentando a produtividade.

Além disso, é importante ter bem claro o budget (orçamento) separado para a contratação. Essa é uma das grandes vantagens de terceirizar, mas se essa etapa do processo não for bem executada, pode ter efeito reverso e causar mais prejuízos à empresa.

Contratar um fornecedor confiável e com boas práticas de segurança e compliance, ajuda a mitigar os riscos da terceirização, protegendo a empresa contra problemas como fraudes, violações de dados e não conformidade com a legislação.

Muitas vezes, esse erro é evidenciado apenas no momento em que algum problema como acidente de trabalho ou atraso no prazo de entrega acontece. Porém, é importante ressaltar que evitar esse erro demanda de um tópico que falamos no início: o planejamento.

Planejar a escolha da empresa que será contratada, verificar as referências e feedbacks do histórico de contratações, pode, muitas vezes, mitigar esse erro logo no começo do processo.

Erro 5: Não treinar adequadamente os terceiros

Chegamos ao ponto mais importante deste artigo: os treinamentos. É muito comum vermos empresas terceirizando serviços e se eximindo da responsabilidade ou até da preocupação de que os colaboradores conseguirão atingir o objetivo esperado sem nenhuma orientação ou treinamento prévio. 

Em nossa pesquisa mais recente, através das redes sociais da GAP Sistemas  pudemos identificar que essa é uma das maiores dores dos profissionais que atuam com a contratação de terceiros:

Investir na capacitação dos colaboradores terceirizados garante o aumento da eficiência, produtividade, da segurança, compliance, melhoria da qualidade dos serviços e reduz os erros e os retrabalhos. 

O treinamento pode ser aplicado de diversas formas, online ou presencial e o conteúdo deve ser facilmente compreendido pelos colaboradores terceirizados, utilizando uma linguagem simples e evitando termos técnicos complexos.

Se você ainda não sabe por onde começar, nossa dica é iniciar com uma estrutura de planejamento do treinamento. Mapear quem serão os beneficiários com o treinamento, qual impacto trará para a empresa e para o terceiro, e quais problemas serão resolvidos com a aplicação deste treinamento. Dessa forma, o processo começa a ser mais simples, visual e didático.

Para te ajudar nessa jornada, você pode fazer o download gratuito do nosso Kit de Ferramentas de Análises e Treinamento de Terceiros:

Você vai ter acesso a um plano estratégico para definir quais os passos para executar o treinamento, além de conseguir mapear uma análise completa da execução desses treinamentos e comparar o desempenho das empresas contratadas.

Queremos te auxiliar a evitar esses erros e garantir o sucesso da sua gestão de empresas contratadas.

Conte com a GAP Sistemas para impulsionar e transformar o crescimento da sua empresa e a sua competitividade no mercado!

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