Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Treinamento Veicular: o caminho mais seguro para colaboradores e mercadorias

    Treinamento Veicular é um investimento essencial para toda empresa que lida diariamente com transporte de mercadorias e passageiros ou movimentação de veículos industriais em áreas de logística e produção. A capacitação dos profissionais foca principalmente em questões de segurança, como prevenção de acidentes e direção defensiva, mas existe outro aspecto importante: a produtividade.

     

     

    Os principais benefícios do Treinamento Veicular

     

    Maior produtividade

    A forma como um motorista dirige um caminhão está diretamente ligada aos resultados do negócio. Quanto mais atrasos, multas ou acidentes, menor será o desempenho da frota. Por isso, investir em Treinamento Veicular é uma das principais ações para reduzir as ocorrências desses problemas e aumentar a produtividade, além de consolidar a imagem da empresa no mercado e garantir lucros ao invés de prejuízos.

     

    Segurança

    Quem dirige todos os dias sabe o quanto as estradas podem ser perigosas e apresentar inúmeras condições adversas. Se não há segurança ao volante, o motorista se torna incapaz de dar a atenção adequada ao trajeto e acaba se envolvendo em acidentes sérios. Dentro de uma empresa os riscos também existem em áreas com carga e descarga de mercadorias e fluxo intenso de empilhadeiras. Quando o condutor do veículo é treinado para lidar com todo tipo de situação, por outro lado, fica preparado para colocar a direção defensiva em prática e agir com atenção, adotando os cuidados necessários para garantir a segurança de todas as pessoas nas ruas, estradas e dentro da empresa.

     

    Redução de custos com manutenção

    Motoristas atentos à manutenção dos veículos contribuem para viagens tranquilas e sem imprevistos, já que pequenos defeitos podem se tornar sérios no futuro. É o caso de freios desregulados, por exemplo, que geram acidentes graves e grandes despesas caso o condutor não fique atento. Assim, a revisão periódica é outro tema essencial nos treinamentos para motoristas, pois sem a instrução adequada eles não estarão aptos a identificar os problemas, fazendo com que o veículo apresente defeitos com frequência. E quando um veículo fica muito tempo em manutenção, você sabe o que acontece: a produtividade do negócio é afetada.

     

     

    Cursos e Treinamentos recomendados

     

    Existem diferentes tipos de cursos que podem melhorar o desempenho de condutores de veículos, cada qual com seu propósito distinto. É essencial entender quais são os objetivos da empresa para a sua frota externa ou interna, de forma a oferecer a melhor capacitação aos seus condutores.

     

    Cursos Operacionais com Simuladores

    Em ambiente controlado e seguro, os treinamentos em simuladores oferecem aos motoristas uma experiência parecida com o que pode ser encontrado na rotina das estradas. Assim, eles aprendem a melhor forma de manusear os caminhões e ficam preparados da forma mais segura possível.

     

    Direção Defensiva

    A condução com base na direção defensiva tem como objetivo reduzir acidentes por falha humana. Esse deveria ser um item obrigatório no treinamento de todos os motoristas. O curso ensina técnicas para que o motorista evite acidentes, se proteja em situações de risco, se adapte às condições climáticas e mantenha o veículo em condições adequadas para a viagem.

     

    Direção Econômica

    O treinamento em direção econômica ajuda a eliminar alguns vícios de direção, ensinando aos motoristas a melhor forma de conduzir o veículo de acordo com a situação específica apresentada pela pista. O motorista irá aprender a trocar de marcha no momento ideal, dirigir sempre no RPM ótimo, não dirigir na banguela e diversas outras técnicas. Este treinamento é o mais indicado para a redução de custos operacionais de uma empresa.

     

    Mecânica e Manutenção Veicular

    O curso de mecânica e manutenção veicular é importante por ser um complemento ao curso de direção econômica, pois também irá mostrar para o motorista como o modo de direção dele está relacionado ao desgaste das peças do veículo. Porém, o mais importante desse curso é capacitar o motorista a entender como funciona o veículo e alguns aspectos importantes da sua manutenção, assim o motorista poderá identificar possíveis problemas com o veículo e até mesmo corrigir algumas problemas em casos de emergência.

     

    Prevenção e Gerenciamento de Riscos

    Treinamento que ajuda o motorista a entender como eles podem se prevenir contra os riscos a que estão expostos nas vias, como roubos, acidentes e outros sinistros. Caso não seja possível evitá-los, a capacitação também fornece as informações necessárias para que os condutores saibam como e onde buscar socorro.

     

    Programa SASSMAQ

    Direcionado para empresas que transportam produtos químicos, o Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) capacita os condutores a transportar esse tipo de produto com segurança e atenção pare reduzir os riscos de acidentes.

     

    Curso MOPP

    O curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) é destinado aos motoristas que transportam produtos químicos e de alta periculosidade. Treinamento que destaca a necessidade do comportamento preventivo ao lidar com esses materiais e quais são os procedimentos em caso de emergências.

     

    Treinamento na Política de Frotas da Empresa

    A empresa deve ter a sua política de frotas bem definida e divulgada entre o seu quadro de colaboradores. Essa política criará uma cultura de segurança, direção econômica e irá torna-se o padrão de comportamento dos funcionários. Realize palestras, disponibilize material escrito e faça seminários para garantir que todos os motoristas estão de acordo com a política da empresa.

     

     

    Tecnologia para controle e monitoramento serve como base de dados para incentivo e engajamento dos profissionais

     

    É grande o desafio de vencer a resistência aos cursos propostos e depois manter o engajamento da equipe após a realização dos treinamentos. Em muitos casos, é comum que no período imediatamente após o treinamento os motoristas estejam seguindo todas as técnicas de direção aprendidas. Entretanto, algumas semanas depois eles começam a retornar aos hábitos antigos. É necessário que o motorista se sinta motivado para que ele mantenha o engajamento com o que foi ensinado nos treinamentos, por isso é essencial ter políticas de incentivo dentro da empresa.

     

    Sistemas de pontuação e ranking de motoristas são ótimas ferramentas nesse sentido. Sistemas que permitam que o gestor tenha dados a respeito da manutenção dos veículos e do comportamento dos motoristas, gerando relatórios de desempenho e controle sobre os treinamentos realizados. A GAP Sistemas oferece soluções que são adequadas para esta necessidade.

     

    O sistema GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência – facilita inspeções, manutenções e acompanha a vida útil de ferramentas, máquinas e equipamentos de segurança, incluindo veículos. As informações de inspeções são gerenciadas e reunidas num histórico de verificação, permitindo uma gestão efetiva dos dados.

     

    Para completar, existe o GEDOC, plataforma dedicada ao gerenciamento e monitoramento de documentos de colaboradores efetivos e seus treinamentos. Sistema que pode ser integrado ao controle de entrada na empresa e que contém registro de histórico completo e seguro.

     

    Mais informações e demonstrações sobre os sistemas GEEQUIP e GEDOC podem ser solicitadas para a equipe GAP SISTEMAS. Solicite aqui.

     

    Continue em nosso blog para encontrar mais artigos úteis para a sua gestão e acompanhe a GAP pelas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.