Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Coloque a transformação digital em prática com 5 dicas para SSMA

    A área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) tem um papel muito importante para a gestão de riscos dentro de uma indústria. Com a Indústria 4.0 e as novas tecnologias mudando os modos de produção, a área de SSMA precisa também se integrar e embarcar na transformação digital.

     

    Mas o que significa colocar em prática a transformação digital para SSMA? O que é preciso mudar? Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para você começar esse processo na sua empresa. Entenda!

    1. A transformação digital deve ser parte da cultura organizacional da sua empresa

    Seus trabalhadores provavelmente já estão acostumados a lidar com a tecnologia na sua casa. Smartphones, TVs, videogames e internet já fazem parte da rotina. Então, absorver novas tecnologias pode ser até parecer simples.

     

    No entanto, é preciso pensar em como o usuário (o profissional que irá lidar com essas novas tecnologias no dia a dia) irá receber essa notícia. É importante mostrar como algo positivo e que facilita a rotina de trabalho. As novas ferramentas devem ser apresentadas como aliadas, e não como inimigas.

    2. Dar fim ao papel

    A área de SSMA já está acostumada com as dicas relacionadas a meio ambiente, otimização de recursos e reciclagem, não é mesmo? Além desse valor positivo, eliminar o uso do papel (ou diminuir drasticamente a sua utilização) é um sinal da transformação digital na área.

     

    Com a digitalização de documentos, a impressão de papel passa a ser menos necessária. Se na sua empresa existe a necessidade de um arquivo físico, envio de documentos ou recebimento de impressos, é hora de repensar o que é possível fazer para tornar esse processo digital!

     

    LEIA TAMBÉM: Por que a terceirização é o elo estratégico da indústria?

    3. Integração entre as áreas

    A transformação digital permite facilitar a integração entre as diversas áreas da empresa. O objetivo é simplificar processos e tornar a comunicação mais fluida. 

     

    Com o centralidade da tecnologia no trabalho, a ideia é que as equipes se tornem mais diversificadas, com diferentes aptidões profissionais – mas complementares –, contando com sistemas integrados entre os setores e que permitem processos automatizados.

     

    Para apoiar a transformação digital, muitas empresas adotam metodologias ágeis. Essas metodologias buscam garantir entregas constantes e frequentes, facilitando o acompanhamento de processos, a produção de relatórios e a realização de alterações em prol dos objetivos.

    4. Atendimento às exigências de compliance

    Pode parecer que a tecnologia complica a gestão de compliance. Parece um choque de cultura da empresa. No entanto, a tecnologia (e as novas legislações) exigem que as equipes se antecipem aos riscos.

     

    Assim como a transformação digital, é importante que seu time e sua empresa se tornem “evangelistas” de compliance. Além disso, é preciso utilizar plataformas digitais que atendam às exigências legais e regulatórias.

     

    Com software adequados, é possível intensificar a análise de riscos, identificar com antecedência, manter um calendário atualizado e contar com um sistema de notificações.

     

    LEIA TAMBÉM: Gestão de terceiros – como tornar o processo mais eficiente?

    5. Simplifique processos com plataformas digitais

    SSMA é responsável por acompanhar e fazer a gestão de diversas atividades na rotina das empresas. Veja só algumas das responsabilidades da área:

     

    – Condições de trabalho;
    – R
    iscos presentes nas atividades diárias;
    Acompanhamento da saúde e indicadores de acidentes, doenças ocupacionais, absenteísmo;
    Gestão de equipamentos de segurança;
    Gestão de equipamentos de emergência.

     

    Além disso, muitas equipes de SSMA também são responsáveis pela gestão de colaboradores terceirizados.

     

    Dessa maneira, é preciso trabalhar com diversas frentes diferentes. Pode ser que muitas atividades utilizem apenas software, outras são controladas com registros e planilhas impressas, outras misturam essas duas formas. 

     

    Com o apoio da tecnologia, é possível utilizar plataformas para simplificar os processos, facilitar integrações e liberar mais tempo da equipe para se dedicar a várias outras atividades que, pelo tempo tomado em muitas atividades, acabam sendo deixadas para quando surgir mais tempo. 

    Conte com a SSMA para apoiar sua empresa na transformação digital

     

    A GAP Sistemas é uma startup focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Por isso, construímos soluções para ajudar e transformar a sua área.

     

    O GEEQUIP, por exemplo, foi desenvolvido para simplificar a gestão de equipamentos de emergências com uma única interface e com sistema de calendário e notificações integradas. Assim, fica mais fácil saber quais equipamentos devem ser trocados, quais foram usados ou perderam o lacre e quais ainda estão boas para o uso. Solicite uma proposta!

     

    Já o GEC abarca todo o gerenciamento de empresas e colaboradores, controlando acessos, liberando entrada, emitindo carteirinhas, anexando documentos, tudo numa única interface. Quer conhecer mais?

     

    Continue acompanhando o blog da GAP! Estamos sempre publicando novos conteúdos sobre SSMA, Indústria 4.0, tendências do setor industrial e muito mais.