Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Transformação digital e SSMA: 5 dicas práticas para começar a implementar na sua empresa

    A transformação digital pode ser entendida como um processo diretamente atrelado à utilização de tecnologias digitais para criar ou modificar o contexto geral dos negócios visando atender às mudanças de comportamento e de demandas do mercado como um todo. Esse cenário destaca uma verdadeira reinvenção na era digital.

    Com a Indústria 4.0 e as novas tecnologias mudando, dessa forma, os modos de produção, a realidade da transformação digital é um processo cada vez mais presente nas mais diversas áreas de uma organização. Uma dessas, é a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que tem um papel fundamental para a gestão de riscos dentro das indústrias. 

    Mas afinal, como integrar SSMA no contexto de transformação digital da empresa? O que preciso mudar? Continue lendo e confira aqui nossas 5 dicas para começar a implementar esse processo na sua empresa já!

    Você sabe (mesmo) o que é transformação digital? 

    Desde a Revolução Industrial, passando pela criação da internet, chegando em conceitos tão populares hoje como inteligência artificial e Internet das Coisas, os seres humanos sempre se mantiveram buscando alcançar avanços tecnológicos.

    Conforme destacamos inicialmente, a transformação digital surge, especialmente, a partir de uma mudança no mindset dentro das empresas. Seu objetivo deve ser impulsionar (ou, em alguns casos, iniciar) a modernização dos setores. 

    Mas, para além da implementação de novos dispositivos ou serviços que facilitem o cotidiano do negócio, é comum que o termo também seja destacado quando o assunto são as demandas que essa nova realidade nos traz. Por isso, implantar a transformação digital em uma empresa não é tão simples quanto parece. Não podemos considerar apenas como passar a utilizar uma nova ferramenta moderna.

    A transformação digital relaciona-se, principalmente, com uma mudança cultural. Um desafio bem maior, porque envolve o capital humano e, com este, todas as diversas variáveis e complexidades.

    Como tudo isso pode ser conectado com SSMA?

    Quando se fala em SSMA, em inglês HSE (Health, Safety and Environment), trata-se de um pacote de diretrizes e medidas que as empresas precisam adotar para garantir a integridade de seus colaboradores e cumprir as exigências e padrões estabelecidos na legislação.

    Considerando toda a relevância do capital humano para as organizações, entendemos que identificar situações de risco e atuar na gestão de prevenção de acidentes é um investimento fundamental. Isso porque, ter um ambiente de trabalho seguro impacta diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados entregues. Além de tudo isso, a implementação de um bom programa de SSMA é um importante fator de destaque perante os clientes e público em geral.

    Este, pode não ser um cenário completamente novo para algumas indústrias, mas manter a sustentabilidade como peça fundamental diante da transformação digital talvez ainda seja um grande desafio a ser superado. Por isso, reunimos aqui algumas dicas práticas para ajudar. Confira abaixo:

    A transformação digital deve ser parte da cultura organizacional da sua empresa

    Os colaboradores da sua empresa provavelmente já estão acostumados a lidar com a tecnologia em casa. Afinal, smartphones, TVs, videogames e diversos outros dispositivos já fazem parte da rotina de muitos. Com isso, absorver novas tecnologias pode ser até uma tarefa mais simples do que projetamos.

    No entanto, é preciso pensar em como o usuário (o profissional que irá lidar com essas novas tecnologias no dia a dia) irá receber essa notícia. É importante mostrar como algo positivo e que facilita a rotina de trabalho. As novas ferramentas devem ser apresentadas como aliadas, e não como inimigas.

    Dar fim ao papel

    A área de SSMA é constantemente relacionada ao meio ambiente, otimização de recursos e reciclagem, não é mesmo? Além desse valor positivo, eliminar o uso do papel (ou diminuir drasticamente a sua utilização) é um sinal da transformação digital na área.


    Com a digitalização de documentos, o processo de impressão de papelada passa a se tornar cada vez mais obsoleto. Por isso, se na sua empresa existe a necessidade de um arquivo físico, envio de documentos ou recebimento de impressos, é hora de repensar o que é possível fazer para tornar esse processo digital!

    Integração entre as áreas

    A transformação digital promove uma integração muito mais facilitada entre as diversas áreas da empresa. O objetivo é simplificar processos e tornar a comunicação mais fluida. Por isso, com a centralização da tecnologia no trabalho, a ideia é que as equipes se tornem mais diversificadas, com diferentes aptidões profissionais – mas complementares –, contando com sistemas integrados entre os setores e que permitam processos automatizados.

    Para apoiar a transformação digital, muitas empresas adotam metodologias ágeis. Essas metodologias buscam garantir entregas constantes e frequentes, facilitando o acompanhamento de processos, a produção de relatórios e a realização de alterações em prol dos objetivos.

    Atendimento às exigências de compliance

    Você sente que algumas das novas tecnologias complicam a gestão de compliance? Pode parecer um choque de cultura da empresa, muitas vezes, mas muitas das tecnologias (e novas legislações) existem para que as equipes consigam se antecipar aos riscos.

    Assim como a transformação digital, é importante que seu time e sua empresa se tornem “evangelistas” de compliance. Além disso, é preciso utilizar plataformas digitais que atendam às exigências legais e regulatórias. Com o software adequado, é possível intensificar a análise de riscos, identificar com antecedência, manter um calendário atualizado e contar com um sistema de notificações.

    Simplifique processos com plataformas digitais

    SSMA é o grande responsável pela gestão e acompanhamento de diversas atividades na rotina das empresas. Algumas dessas são:


    Acompanhamento da saúde e indicadores de acidentes, doenças ocupacionais, absenteísmo;

    Condições de trabalho;


    Gestão de equipamentos de segurança;


    Riscos presentes nas atividades diárias;


    Gestão de equipamentos de emergência.


    Além disso, muitas equipes de SSMA também são responsáveis pela gestão de colaboradores terceirizados. Dessa maneira, é preciso trabalhar em diversas frentes diferentes. Pode ser que muitas atividades utilizem apenas software, outras são controladas com registros e planilhas impressas, outras misturam essas duas formas. 

    Com o apoio da tecnologia, é possível utilizar plataformas para simplificar os processos, facilitar integrações e liberar mais tempo da equipe para se dedicar a várias outras atividades que, pelo tempo tomado em muitas atividades, acabam sendo deixadas para quando surgir mais tempo. 


    Conte com a SSMA para apoiar sua empresa na transformação digital


    A GAP Sistemas é uma startup focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Por isso, construímos soluções para ajudar e transformar a sua área.

    O GEEQUIP, por exemplo, foi desenvolvido para simplificar a gestão de equipamentos de emergências com uma única interface e com sistema de calendário e notificações integradas. Já o GEC abarca todo o gerenciamento de empresas e colaboradores, controlando acessos, liberando entrada, emitindo carteirinhas, anexando documentos, tudo numa única interface. Quer conhecer mais? 


    Solicite AQUI uma proposta!