Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Por que a terceirização é o elo estratégico da indústria?

    No setor industrial brasileiro, a terceirização é uma estratégia que está avançando sobre diversas áreas. Se a sua empresa precisa modernizar os processos de suas fábricas e reduzir custos, esse tipo de contratação é sempre levantado. Mas qual a importância da terceirização para a estratégia de uma empresa?

    Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre a terceirização na indústria, as vantagens que podem trazer aos negócios e sua importância estratégica para a Indústria 4.0. Continue a leitura!

    Afinal, o que é a terceirização?

    A terceirização do trabalho (também chamada de outsourcing ou externalização) é o processo em que uma companhia contrata uma outra empresa para realizar um serviço. Essa relação substitui o processo de contratação de novos colaboradores individualmente.

    Neste processo, os colaboradores terceirizados não possuem vínculo empregatício com a empresa contratante, mas sim com a empresa prestadora de serviços.

    Normalmente, os exemplos mais comuns de terceirização envolve serviços como limpeza,  manutenção, segurança, portaria e recepção. Esse tipo de atividade também é essencial para que uma empresa funcione adequadamente, mas normalmente não possui relação direta com o produto final de uma indústria. É chamada de atividade-meio.

    Já a atividade-fim é aquela que está diretamente ligada ao setor de atuação da empresa, ao seu core business. Por isso, a terceirização da atividade-fim sempre gerou mais discussões.

    Como exemplo, podemos citar: indústria automotiva, que terceirizam a produção de peças e equipamentos de automóveis ou, ainda, a indústria alimentícia com a terceirização da produção e industrialização de alimentos

    Mas é importante lembrar que as novas legislações  – Lei trabalhista  nº 13.467/2017 e Lei da terceirização nº 13.429/2017 – aumentaram a segurança jurídica quanto à terceirização. Todas as decisões do Superior Tribunal Federal (STF) sobre o tema desde então, confirmam a legalidade desse modelo, inclusive a terceirização da atividade-fim.

    A terceirização no setor industrial

    A terceirização do Brasil não é um fenômeno novo. Segundo pesquisa de 2018 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22% dos trabalhadores formais brasileiros já são terceirizados. A tendência é que esse número aumente ainda mais.

    Para empresas do setor industrial, a terceirização tem se tornado um elo estratégico para o seu crescimento e consolidação. Segundo levantamento de 2014 feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69,7% das empresas industriais já utilizavam serviços terceirizados. E, dessas indústrias, 84% pretendiam manter ou ampliar a terceirização.

    Esses dados não são tão recentes e foram coletados antes das mudanças feitas na legislação em 2017, mas mostram que a terceirização está consolidada no setor industrial. Em 2020, esses números devem ser muito maiores.

    Mas por que as indústrias terceirizam? A resposta vai muito além da redução de custos!

    As vantagens da terceirização para a indústria

    As indústrias trabalham com proporções muito grandes de atividades para garantir a entrega de seus produtos. Por isso, diversos motivos são levantados para mostrar a vantagens da terceirização. Veja só!

    Redução de custos

    Normalmente, é o ponto que as pessoas mais associam com a terceirização. A redução de custos operacionais pode realmente ser significativa.

    Despesas trabalhistas e previdenciárias não fazem parte da relação com os trabalhadores terceirizados (eles continuam com seus direitos trabalhistas, mas a responsabilidade é da empresa prestadora de serviços que os contratou).

    Outros custos também podem ser reduzidos, como de insumos e manutenção de equipamentos.

    Apoio de especialistas

    Atividades-meio não são a especialidade da empresa. Por isso, contar com parceiros especialistas nessas tarefas é um grande benefício.

    Uma empresa de TI, por exemplo, está mais preparada para o desenvolvimento de software. Já uma empresa de segurança, já conta com profissionais capacitados para realização da proteção patrimonial e pessoal. Contar com esses serviços facilita o foco no trabalho principal de uma indústria e minimiza transtornos. 

    Foco na empresa

    A terceirização permite que a indústria concentre os seus esforços na sua atividade principal. Assim, a empresa pode aprimorar os seus processos produtivos, aumentando a qualidade de suas entregas.

    Dessa forma, sua equipe pode se concentrar no foco do negócio, pois conta com parceiros especialistas nas atividades cotidianas que são importantes para o funcionamento e entrega dos seus produtos.

    Previsibilidade de custos

    Mais do que a redução dos valores, é importante ressaltar que a terceirização permite a previsibilidade dos gastos. Com valores definidos por contrato, diminui a possibilidade de surpresas no fechamento das contas.

    Com essa informação mais exata, facilita o planejamento financeiro para focar em melhores resultados.

    Prioridade de investimentos

    Com a previsibilidade de custos e o foco do negócio voltado para a sua atividade principal, fica mais fácil visualizar oportunidades de investimentos voltadas para o core business.

    Das atividades que são terceirizadas, os custos de atividades como capacitação de pessoas, aquisição de equipamentos e materiais, manutenções frequentes, entre outros, podem ser reduzidos.

    Assim, é hora de focar nos profissionais e gestores, com treinamentos voltados para a área de atuação, especializando ainda mais sua mão-de-obra direta. 

    Continue nos acompanhando! 

    Entendeu um pouco mais sobre a importância da terceirização para a indústria? É preciso atuar para fazer uma gestão eficiente desse modelo para que a empresa se beneficie de todas as suas vantagens. 

    A GAP Sistemas é uma startup focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (SSMA). No nosso blog, você poderá acompanhar diversos conteúdos interessantes sobre indústria 4.0, SSMA, terceirização, tendências para o setor industrial e muito mais.

    Aproveite para seguir a GAP Sistemas nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.