Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Segurança e Saúde do Trabalho integrada ao eSocial

    As obrigações do eSocial também passam pela Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), responsável por informações relacionadas com a saúde do trabalhador, as condições ambientais e acidentes de trabalho. Para atender a esta integração com o eSocial, o caminho é inevitável: investimento em tecnologia que dê suporte ao processo de coleta de dados, envio dos eventos e integração com o processo de controle e prevenção dos riscos ocupacionais.


    Além disso, este cenário necessita adequar o conhecimento dos profissionais de SST para melhor controle das informações e manter um processo contínuo de planejamento e atualização das medidas de prevenção, bem como integrar diferentes áreas da empresa.


    A primeira ação para integrar a Gestão de SST ao eSocial é o planejamento baseado em uma gestão de riscos, tendo como objetivo promover um ambiente seguro para o trabalhador e suas atividades. A avaliação de riscos é uma obrigatoriedade do eSocial que permitirá analisar possíveis erros do trabalhador e seus impactos ou consequências no caso de um acidente de trabalho. A prática de análise de riscos permitirá realizar periodicamente uma análise crítica do ambiente de trabalho, práticas e atitudes dos trabalhadores.


    Resumidamente, a integração entre as atividades da equipe de SST e o eSocial objetiva o controle e registro do Treinamento, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações relacionadas com as funções, riscos ocupacionais e ambientes de trabalho. Esta integração também demanda o envolvimento e comunicação dos trabalhadores, pois é fundamental valorizar a experiência e conhecimento, valores culturais e preservar o clima organizacional.


    Sistemas dedicados ajudam na integração entre SST e o eSocial


    Como já dito, a tecnologia é um item essencial para a efetividade e o sucesso da integração do eSocial com a Gestão de SST. Para atender a esta necessidade, a GAP Sistemas desenvolveu soluções adequadas a este objetivo.


    GEC – Gestão de Empresas Contratadas: plataforma que reúne, organiza e entrega uma visão completa das atividades realizadas por colaboradores terceirizados, integrando documentos e histórico de trabalho.


    GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência: plataforma para controle de equipamentos de segurança. Facilita o planejamento de inspeções, manutenções e o acompanhamento da vida útil de ferramentas, máquinas e equipamentos.


    GEDOC: sistema dedicado à gestão e monitoramento de documentos de colaboradores efetivos e seus treinamentos.


    Todas estas soluções estão disponíveis para demonstração e você pode solicitar clicando aqui.

    Explore o nosso blog para encontrar mais dicas úteis sobre Gestão de SST. Para não perder nada, siga a GAP nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.


    Leia também:

    Modernizando a gestão do Departamento Pessoal

    Como a Gestão de Documentos contribui para a organização das empresas

    Carbono Neutro: um caminho para a sustentabilidade


    Conheça as soluções da GAP.