Como fazer gestão de terceiros na construção civil?

A construção civil é um dos maiores ramos da economia brasileira, e a terceirização de mão de obra é um fator importante para este segmento, garantindo flexibilidade diante das mudanças no cenário econômico e possibilitando a execução das atividades com custos controlados, direcionando o foco às estratégias de investimentos, por exemplo.

Podemos afirmar que a terceirização no Brasil é uma realidade de grande parte das empresas em seus projetos e obras, e é uma metodologia de motivação e fomento à criação de novas empresas, possibilitando o surgimento de mais empregos.

Vantagens da Terceirização na Construção Civil:

A especialização do portifólio de atividades das empresas vem se desenvolvendo ao longo dos anos, através de capacitações e direcionamento de recursos e mão de obra para um público-alvo. A contratação de empresas especializadas e com proximidade a tecnologias atuais e modernas, garante maior qualidade dos serviços propostos, reduzindo o desperdício de materiais, custos no processo como um todo e, principalmente, o tempo de execução do trabalho, que é essencial para finalização de projetos e obras em prazo hábil.

Redução de custos é interessante para qualquer segmento empresarial, contudo, na construção civil, a terceirização de mão de obra possibilita a desobrigação ou redução de encargos sociais e legais, bem como em gastos com tratativas contratuais e capacitação de funcionários internamente, por exemplo.

E quais são os grandes desafios envolvidos na Terceirização de Serviços?

Sabemos que todo o processo de contratação de colaboradores é uma tarefa exigente, que requer atuação de diversos departamentos e profissionais das empresas, para garantir a regularidade.

O cotidiano de uma empresa do ramo de Construção Civil é intenso e podemos observar algumas variáveis que interferem no processo de controle e manutenção das empresas e colaboradores terceiros, como por exemplo:

  • Garantir uma contratação eficaz de empresas qualificadas que atendam os critérios e pré-requisitos normativos;
  • A alta rotatividade dos colaboradores nos projetos;
  • Necessidade de capacitação especializada para execução das atividades cotidianas;
  • Portifólio de documentações enviadas pelas Empresas Contratadas que corresponda com o escopo de atividade do Terceiro;
  • Conferência da regularidade e veracidade das informações que estão registradas nas documentações compartilhadas;
  • Alto volume documental para análise em uma frequência curta e rotativa;
  • Arquivo e rastreio de informações por um período definido;
  • Garantir a segurança dos dados e informações;
  • Controle de Acessos dos colaboradores para execução das atividades nas obras e projetos em andamento;

A lista se estende, e através destes itens a Empresa Contratante garante a sua conformidade perante as exigências trabalhistas e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como compactua com a saúde, segurança e direitos dos terceirizados.

Facilitando a Gestão de Terceiros na Construção Civil através da Tecnologia

Monitorar documentações relevantes através de planilhas, trocas de e-mails e arquivos físicos além de tornar o processo mais longo e trabalhoso, permite a abertura para falhas e irregularidades, devido ao processo humanizado. Através de uma ferramenta de gestão digital, toda a arquitetura de gestão é visualmente mais objetiva, automatizando-se o fluxo para redução de jornadas de trabalho e riscos trabalhistas.

Software GEC: A Solução para Gestão de Terceiros na Construção Civil

Para contar com a tecnologia a seu favor e potencializar a gestão de terceiros, a GAP Sistemas desenvolveu o Software GEC: uma ferramenta com interface amigável e customizável para atender as demandas de qualquer segmento empresarial na gestão de empresas e colaboradores.

Através do GEC, sua empresa pode determinar quais documentos obrigatórios devem ser apresentados pela Terceira de acordo com seu ramo de atuação e função dos colaboradores. O envio de toda a documentação será realizado através da plataforma, sendo disponibilizado em tempo real para análise pela equipe de seus avaliadores internos. Todo o histórico de avaliações é registrado e as documentações são arquivadas em nosso banco de dados, bem como é disparado notificações automáticas às Contratadas sobre a avaliação documental.

As terceiras possuem autonomia para cadastrar seus colaboradores e até mesmo seus subcontratados, e a alta rotatividade não será um empecilho tão grande, visto a praticidade do preenchimento do formulário e visualização da lista de documentações do novo colaborador no momento de finalizado seu cadastro. Além disso, sua empresa mantém o histórico da documentação de um colaborador inativo pelo período desejado.

Quando as documentações se aproximarem dos vencimentos, as terceiras são notificadas pelo GEC com uma frequência configurável, para reenvio em tempo hábil de toda a documentação. Com esta função, as empresas conseguem visualizar as pendências, e reduzimos os erros por esquecimento com prévia programação.

Acompanhe através do GEC os acessos dos colaboradores terceiros e subcontratados nas obras e projetos, com até mesmo a possibilidade de integração com catracas ou outros sistemas utilizados nas portarias, para rastreio de informações da jornada de trabalho e conferência automática dos status dos colaboradores de acordo com a regularidade das documentações. Ou seja, um colaborador só terá acesso às obras, caso esteja com as documentações em conformidade!

Compartilhe este conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendamos para você

Por que a tecnologia é o futuro da gestão SSMA?

Falhas na conformidade com normas de segurança e saúde podem resultar em…

O uso de checklists automatizados e a redução de riscos operacionais

A boa notícia é que com a tecnologia a nosso favor, podemos…

Automação: o futuro das inspeções de segurança!

Processos manuais, formulários e aquele sentimento de estar sempre correndo atrás do…