Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    NR 12: Como a tecnologia pode ajudar a atender às exigências da Norma Regulamentadora?

    As normas regulamentadoras geram muitas dúvidas, não é mesmo? Elas atuam em diversas áreas e definem as regras que as empresas devem seguir para estar em conformidade. Neste artigo, queremos explicar mais sobre a NR 12, umas das principais para a indústria e a área de SSMA, quais são foram as mudanças feitas nela e como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Vem com a gente!

    O que são as Normas Regulamentadoras?

    Você pode estar se perguntando o que são as Normas Regulamentadoras, certo? As NR, como são popularmente conhecidas, dizem respeito a um conjunto de práticas e exigências relativas à segurança e saúde no trabalho. Elas foram implementadas em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego

     

    As normas, que hoje somam 36, foram criadas para proteger os trabalhadores que estão empregados segundo a Consolidação de Leis do Trabalho, a CLT. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre a NR 12, que foi alterada no ano de 2019 e trata sobre a instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos no trabalho.  

     

    Vamos conhecer um pouco mais sobre a NR 12, como ela protege os trabalhadores e como a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo? Então continue lendo! 

    O que é a NR 12?  

    Quem nunca ouviu uma história sobre o acidente de trabalho de algum colega ou conhecido, não é mesmo? Infelizmente muitos colaboradores e empresas já passaram por essa situação. A Norma Regulamentadora 12, que é obrigatória, existe para proteger e preservar a saúde dos funcionários no ambiente de trabalho. É importante  ressaltar que a Norma vale para equipamentos novos e usados. 

     

    Conheça alguns itens que fazem parte da NR 12: 

    – Não realizar qualquer alteração nos dispositivos de segurança dos equipamentos ou máquinas

    Comunicar o superior se algum dispositivo de segurança foi removido ou violado

    – Participar dos treinamentos fornecidos pela empresa para cumprir as exigências da Norma Regulamentadora

    – Colaborar com a empresa para que as NR 12 seja cumprida em sua totalidade

    Por que a segurança no trabalho é importante? 

    As Normas Regulamentadoras são fundamentais para que os colabores tenham a saúde preservada no ambiente de trabalho. Por isso, cabe a empresa e aos empregados cumprirem as exigências da NR 12, evitando assim os acidentes. Esse conjunto de práticas interfere também em como os funcionários enxergam a empresa, promovendo o bem-estar e a segurança de todo o time 

    O que diz a modificação na NR 12 de 2019? 

    Em mais de 40 anos, as normas regulamentadoras já passaram por diversas modificações. A NR 12, que é considerada uma das mais importantes, por se tratar do manuseio de equipamentos e máquinas, sofreu uma alteração em 2019.  As modificações foram realizadas para simplificar os processos e melhorar a produtividade das empresas brasileiras. Além disso, foi necessário atualizar a NR 12 para acompanhar a evolução tecnológica. O texto completo com as novas modificações pode ser acessado aqui.  

    Manutenção e prevenção 

    As Normas Regulamentadoras e a NR 12 dizem sobre como tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Por isso, seguir as normas, realizar a manutenção e a prevenção são as melhores formas de evitar os acidentes no trabalho. Segundo a Agência Brasil, a cada quase 4 horas uma pessoa morre devido a um acidente de trabalho no Brasil. Um número que assusta, mas que pode ser minimizado. 

    Como a tecnologia pode tornar os processos mais seguros? 

    A tecnologia vem transformando as relações humanas e de trabalho nas últimas décadas. Ela está inserida no cotidiano e também no nosso ambiente de trabalho, por isso, fazer o uso inteligente desse recurso pode trazer muitos benefícios. Mas, como utilizar a tecnologia para executar a NR 12 e garantir mais segurança aos trabalhadores, melhorando por consequência os processos? 

     

    Imagine que você precisa realizar o monitoramento de um parque de máquinas. É bem mais simples fazer a gestão e o controle de tudo que foi avaliado através de um software do que com uma pilha de papéis, não é mesmo? O processo é otimizado, outras pessoas podem ter acesso às informações de forma rápida e sem complicação. 

    Digitalização 

    Essa é uma tendência que o mundo está acompanhando. Esse processo faz com que as necessidades do dia a dia sejam atendidas com mais agilidade. Com isso, as empresas tem maior controle sobre os processos, equipamentos e times. Podemos ressaltar alguns benefícios: 

    – Agilidade nos processos

    – Otimização de recursos e tempo

    – Controle sobre os equipamentos

    – Utilização de um calendário para verificar o andamento dos processos

    – Aumento na produção 

     

    Entenda como a GAP Sistemas pode ajudar o seu trabalho

    Viu só?! Existem diversas ações para melhorar melhorar os processos na sua empresa e oferecer mais segurança para os colaboradores. Para apoiar o trabalho do seu time, a GAP Sistemas desenvolveu o GEEQUIP, solução completa para a de gestão de equipamentos.

    Todos os seus EPIs podem ser controlados numa única interface, com registros de entrega, de vencimento, de devolução e muito mais. 

    Além disso, você consegue registrar e acompanhar:

     – extintores,
    – equipamentos industriais,
    – hidrantes,
    – itens de laboratório,
    – luminárias de emergência,
    – kits de primeiros socorros,
    – maquinários agrícolas,
    – conjunto de fuga,
    – equipamentos de medições,
    – e qualquer outro equipamento ou ativo que queira registrar. 

     

    Com o GEEQUIP, sua equipe possui mais segurança e confiabilidade com o monitoramento efetivo e com registros de verificação in loco (com a leitura de QR Code). Além disso, todas as informações são registradas, garantindo a rastreabilidade e o históricos de verificação. O acesso é feito através de navegador de internet e de aplicativo para smartphone.

     Quer conhecer mais sobre a solução? Solicite uma demonstração!