Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Inspeções de Segurança: os procedimentos que não podem faltar no dia a dia da empresa

    As rotinas de equipes de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente são naturalmente intensas e repleta de detalhes a serem conduzidos, e dentre suas atividades, uma das mais importantes é a implementação das Inspeções de Segurança, que são procedimentos de avaliação e investigação de serviços, produtos ou ambientes com o objetivo de detectar condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

     

    As Inspeções de Segurança ajudam a:

     

     

    Conheça os tipos de Inspeções de Segurança

     

    Inspeções Gerais: são realizadas regularmente em todos as áreas da empresa. Caso a empresa não tenha um serviço especializado para atender essa tarefa, a responsabilidade é da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

     

    Inspeções de Rotina: também conhecidas como Inspeções Diárias. Tem o objetivo de detectar e eliminar os riscos iniciais.

     

    Inspeções Parciais: são aquelas limitadas a determinadas áreas, atividades e equipamentos específicos.

     

    Inspeções Periódicas: são inspeções que consideram situações de risco relacionadas com o desgaste de ferramentas, máquinas, equipamentos e instalações, por isso são agendadas com regularidade, seja semanal, mensal ou anual.

     

    Inspeções Oficiais: são aquelas realizadas por agentes de órgãos oficiais, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), IBAMA ou Orgãos Ambientais Estaduais, a Vigilância Sanitária, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e o Corpo de Bombeiros, além das empresas de seguro.

     

     

    Inspeções Eventuais: são aquelas que não tem local ou período predeterminado. Pode ser executada por vários técnicos e tem como objetivo controlar problemas importantes que surgem nos diversos setores da empresa.

     

    Inspeções Especiais: são realizadas em casos específicos ou excepcionais. Normalmente são mais detalhadas e técnicas, com necessidade de profissionais, equipamentos e aparelhos especiais.

     

    Responsáveis pelas Inspeções de Segurança

     

    Os profissionais encarregados das inspeções podem ser colaboradores da empresa (CIPA), técnicos terceirizados da área de segurança (médicos, engenheiros, técnicos de segurança, técnicos ambientais e assistentes sociais) ou inspetores governamentais, no caso, os auditores fiscais do trabalho.

     

     

    As tecnologias da GAP Sistemas são ideais para a implementação e execução de Inspeções de Segurança

     

    As inspeções de segurança em máquinas e equipamentos ajudam a manter um fluxo de trabalho seguro nas empresas, pois permitem a identificação precoce de problemas e a adoção de medidas de redução de riscos.

     

    Para facilitar este trabalho, a GAP Sistemas desenvolveu o GEEQUIP, software dedicado à Gestão de Equipamentos de Emergência, que reúne as informações de inspeções, criando um histórico de verificação que otimiza e torna mais efetivo o gerenciamento das inspeções e manutenções requeridas, o que resulta em:

     

     

    A GAP também oferece uma solução dedicada à gestão de SSMA de colaboradores terceirizados: o GEC (Gestão de Empresas Contratadas), solução tecnológica que integra toda a documentação e o controle necessário sobre as atividades realizadas pelas equipes.

     

    Continue em nosso blog para encontrar mais informações úteis sobre Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente.

     

    Siga também as nossas redes sociais:

    FacebookInstagram e LinkedIn.