Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Indústria 4.0: entenda o processo de digitalização da área de SSMA

    Não é novidade que as tecnologias estão se tornando cada vez mais presentes no cotidiano das indústrias. E isso significa mudanças em todas as áreas da empresa. É a Indústria 4.0 trazendo novos paradigmas. A atuação de SSMA também não pode ficar de fora!

    Neste artigo, vamos explorar um pouco mais o conceito de Indústria 4.0, as mudanças que a transformação digital está trazendo para a área de SSMA e como sua empresa pode embarcar nesse processo. Continue a leitura!

    O que é a Indústria 4.0?

    A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é o processo de inovação tecnológica que está provocando um impacto mais profundo de transformação no setor. Com foco em facilitar processos e aumentar a lucratividade das empresas, o objetivo é construir uma fusão mais intrínseca entre mundo físico, digital e biológico.

     

    Mas o que a Indústria 4.0 tem de diferente das revoluções industriais anteriores?

     

    A Primeira Revolução Industrial, que começou em meados do século XVIII na Inglaterra, implementou um processo produtivo que começou a utilizar máquinas para tornar a produção mais rápida em comparação com a manufatura.

     

    Já a Segunda Revolução Industrial começou por volta da metade do século XIX. Naquele momento, iniciou-se a fase de expansão da indústria para outros países e as principais mudanças foram quanto ao uso da energia (agora principalmente elétrica e de petróleo), às novas relações sociais e de trabalho e ao aprimoramento de técnicas e máquinas

     

    A partir da metade do século XX, após o período da Segunda Guerra Mundial, a Terceira fase da Revolução Industrial trouxe mais avanços tecnológicos como robótica, eletrônica, telecomunicações e informática. Os computadores se tornaram mais comuns e a internet se tornou comercial.

     

    A Indústria 4.0 eleva essas mudanças a um novo paradigma. Agora, novas tecnologias –  como inteligência artificial, Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), automação digital, digitalização, impressão 3D – são as novidades que já estão começando a fazer parte da realidade das produções.

     

    LEIA TAMBÉM: Por que a terceirização é o elo estratégico da indústria?

    Indústria 4.0 para a área de SSMA

    Normalmente, essas grandes mudanças estão associadas ao core da indústria, com a inserção de tecnologia no processo produtivo. Mas as transformações precisam acontecer em todos os setores da empresa para acompanhar esse processo e manter o apoio adequado para as novas demandas.

     

    Não é diferente para a SSMA!

     

    A transformação digital está colocando em prática a mudança dos processos de SSMA, seja na gestão de equipamentos de emergência, na gestão de terceirizadas, no arquivamento de documentos e certificações, entre outros aspectos.

     

    Por onde começar a transformação digital da área de SSMA?

     

    Um ponto importante é considerar se o processo existente hoje ainda utiliza papel. Parece simples, mas a área de SSMA, por também ser responsável pela questão do meio ambiente na empresa, consegue visualizar a importância disso.

     

    Zerar o uso do papel já é um indício muito bom de preocupação com o meio ambiente e do início do processo de transformação. Para isso, é preciso encontrar soluções digitais que possam substituir os documentos impressos. Significa muito mais do que guardar numa pasta na rede, criar uma planilha ou montar um calendário.

     

    A ideia é simplificar todo o processo através da tecnologia com visualização completa e simplificada, automação de notificações, centralização em uma única interface e arquivamento na nuvem!

    Continue acompanhando a GAP Sistemas

    Entendeu um pouco mais sobre Indústria 4.0 e as mudanças necessárias na área de SSMA?  No nosso blog, você poderá acompanhar ainda diversos outros conteúdos interessantes sobre terceirização, tendências para o setor industrial e muito mais.

     

    A GAP Sistemas é uma startup focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Siga as redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook, Instagram e LinkedIn.