Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Gestão de Manutenção de Equipamentos: importa e muito!

    O controle sobre a manutenção de equipamentos é uma necessidade que envolve muitos aspectos da empresa, indo além das questões de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. A falta de cuidados com equipamentos, ferramentas e máquinas pode resultar em prejuízos e muita dor de cabeça. Vejamos motivos que deixam muito claro porque é importante investir em uma Gestão de Manutenção eficiente:

     

    Identificação de problemas futuros

    Avaliar as chances de acontecerem problemas e o que deve ser feito caso eles ocorram. Isto evita pânico e soluções improvisadas. É preciso sempre ter um plano para contenção de problemas.

     

    Eficiência no trabalho

    A manutenção preventiva oferece maior garantia de que os equipamentos aproveitarão ao máximo sua eficiência. Caso contrário, os problemas e os gastos aparecem: desde a redução da eficiência das máquinas até a paralisação das atividades pela quebra ou defeitos mais graves dos equipamentos.

     

    Melhor controle de custos

    Evite desperdiçar dinheiro com procedimentos ineficientes. Lembre-se que máquinas paradas geram custo pela parada da produção. Além disso, a falta de manutenção pode gerar gastos com reposição de peças.

     

    Redução de perdas

    O mau funcionamento de máquinas e equipamentos podem gerar perdas de insumos ao longo do tempo. Por exemplo, uma máquina utilizada no corte de papel pode ficar sem afiação, gerando danos em materiais impressos durante a produção.

     

    Periodicidade da manutenção preventiva

    A periodicidade é importante para que a linha produtiva se mantenha sempre ativa, sem pausas consideráveis que possam gerar prejuízos em longo prazo e atrasos na entrega. Assim, a empresa consegue atender tanto aos prazos, como às expectativas dos seus clientes.

     

    Automação

    A tecnologia é uma ótima aliada para a Gestão de Manutenção, pois melhora e automatiza esta atividade, evitando falhas por esquecimento e entregando os resultados esperados. Por exemplo, a GAP Sistemas desenvolveu o GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência, solução que abordaremos mais adiante.

     

     

     

    Tipos de Manutenção

     

    Para estruturar um processo de manutenção é preciso conhecer e entender os tipos de manutenção. Vejamos quais são:

     

    Manutenção Planejada Preventiva

    Realizada para reduzir e evitar falhas ou quedas no desempenho dos equipamentos. Envolve tarefas sistemáticas como: as inspeções, substituição de peças e reformas.

     

    Manutenção Planejada Preditiva

    É o tipo de manutenção feita através da análise de dados e instrumentos específicos. Alguns dados analisados são: temperatura, vibração, análises físicas e químicas, dentre outras. Os dados coletados ajudam a prever a deterioração dos equipamentos, antecipando possíveis falhas que podem prejudicar o funcionamento.

     

    Manutenção Planejada Corretiva

    Torna possível o planejamento dos recursos necessários para a manutenção, uma vez que ela é esperada. A decisão por adotar a manutenção planejada corretiva pode ser baseada em diversos fatores como: parada planejada da produção com a equipe; segurança; execução de melhorias no planejamento dos serviços; necessidade de terceirização do serviço de manutenção.

     

    Manutenção Não-Planejada Corretiva

    É a manutenção feita de surpresa, sem planejamento ou monitoramento de nenhuma das formas descritas anteriormente. A correção da falha acontece de forma aleatória para evitar maiores problemas. Do ponto de vista de custos de manutenção, este tipo em alguns casos pode ter um gasto menor. Porém, dependendo de onde aconteceu o problema, a produção quando interrompida, atrapalha todo o processo, trazendo prejuízos financeiros.

     

     

    GEEQUIP é um grande recurso para a sua Gestão de Manutenção de Equipamentos

     

    Como dito anteriormente, contar com o apoio de tecnologias dedicadas ao gerenciamento de equipamentos e máquinas é uma excelente opção para ajudar gestores, equipes e empresas a organizar e realizar manutenções periódicas e mais eficientes. Este é o caso do GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência – solução desenvolvida pelos especialistas da GAP Sistemas.

     

     

    O GEEQUIP é um software que simplifica o processo de inspeção e manutenção de máquinas e equipamentos de emergência tais como: Extintores; Hidrantes; Luminárias de Emergência; Kits de Primeiros Socorros; Conjunto de Fuga; Equipamentos de medições, dentre outros.

     

    Tecnologia que mantém o histórico de todas as inspeções e manutenções de equipamentos, incluindo calendário para gestão e controle das inspeções. Plataforma de baixo custo que garante maior rastreabilidade, confiabilidade e segurança para todo o processo.

     

    Para saber mais sobre o GEEQUIP e outras soluções da GAP Sistemas, entre em contato com a nossa equipe.

     

     

    Continue navegando em nosso blog e encontre mais artigos úteis para a gestão de seus equipamentos.

     

     

    Curta a GAP nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades:

    FacebookInstagram e LinkedIn.