Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Gestão de equipamentos: Como otimizar o processo e digitalizar a empresa?

    A preocupação com temas como gestão e manutenção de equipamentos na esfera industrial é uma crescente, especialmente no contexto atual de retomada das atividades pós pandemia. A necessidade de manter e maximizar a segurança dos colaboradores, a demanda constante por otimização de processos somado com a recuperação rápida do setor e expectativas positivas para o próximo ano justificam a apreensão.

    Nesse sentido, assegurar que essas demandas do mercado sejam atendidas pelas organizações e garantir a preparação necessária para as mudanças do setor é algo que apenas uma boa gestão da manutenção industrial pode trazer.

    Para se ter uma ideia, uma parcela considerável dos problemas de produtividade que as empresas enfrentam no dia a dia se relacionam com a ausência de controle dos processos ou falta de manutenção adequada em equipamentos. Sabendo que o desempenho dos maquinários têm impacto direto sobre a produtividade do coletivo e os custos finais do produto, a gestão desses equipamentos tem papel determinante no planejamento de toda a organização.

    A gestão de equipamentos de emergência ainda é um desafio para áreas de grande relevância como SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Tendo em vista todo o impacto do trabalho de gerenciamento de crises e de prevenção, destacamos aqui que a gestão de equipamentos vai além das inspeções e checklists periódicas.

    Pensando nisso, viemos falar um pouco mais sobre os desafios desse processo e como solucioná-los. Continue a leitura e confira!

    Afinal, como resolver os desafios da gestão de equipamentos de emergência?

    Em todo o espaço físico de uma indústria, há equipamentos de emergência posicionados estrategicamente para utilização em momentos de crise, quando surge a necessidade de uma contingência. Dessa forma, é fundamental atentar-se à inspeção periódica e checklist de tais equipamentos.

    Essa tarefa é de grande importância, especialmente, para verificar se ainda estão em bom estado de conservação, dentro da data de validade ou se precisam de alguma manutenção específica. Contudo, fazer esse tipo de controle manualmente e repetidamente, seja no papel ou com a atualização de planilhas, pode levar muito tempo e impactar negativamente na produtividade.

    Como o objetivo aqui é justamente o oposto, ter uma tecnologia para suportar esse tipo de demanda pode ser uma grande aliada para sua gestão de equipamentos, no geral. Mas, como saber qual a solução digital ideal para a gestão de equipamentos de emergência? Considere, principalmente, aspectos como:

    Interface centralizada

    Na hora de considerar a implementação de uma tecnologia para a gestão de equipamentos, priorize a plataforma que seja capaz de centralizar todas as informações em uma única interface, facilitando assim a visão geral e a consulta de itens específicos de maneira fácil e intuitiva.

    Parametrização conforme padrões corporativos

    Como cada negócio é único e possui suas próprias características específicas. Na hora de lidar com a gestão de equipamentos lembre-se de considerar uma solução que permita a configuração e customização dos parâmetros de acordo com os padrões da sua empresa.

    Notificações automáticas

    Diariamente recebemos uma infinidade de estímulos e notificações para nos ajudar a lembrar e priorizar demandas/atividades. Nesse sentido, contar com um sistema que possua notificações automáticas para receber informações sobre vencimentos e atualizações através de disparos de e-mails pode ser uma grande ajuda.

    Calendário para gestão e controle de inspeções

    Considerando que ninguém possui uma memória infalível, considerar a contratação de uma ferramenta com recursos como calendário automatizado para controle de datas e inspeções rotineiras, pode ser determinante para a confiabilidade de uma gestão de equipamentos eficiente.

    Coloque a transformação digital em prática na área de SSMA

    Considerando essas características e outras que atendam às necessidades do seu negócio, é importante considerar que a área de SSMA ajuda a liderar o processo de transformação digital na indústria.

    Utilize o GEEQUIP na sua gestão de equipamentos

    O GEEQUIP é a solução de Gestão de Equipamentos de Emergência desenvolvido pela GAP Sistemas. O software simplifica e otimiza o processo de inspeção e manutenção de equipamentos, como:

    – Extintores

    – Hidrantes

    – Luminárias de emergência

    – kits de primeiros socorros

    – Conjunto de fuga

    – Equipamentos de medições

    E vários outros.

    Com o GEEQUIP, sua equipe garante mais segurança e confiabilidade com um monitoramento efetivo, contando com registros detalhados de verificação in loco (com a leitura de QR Code). Além disso, todas as informações são registradas, permitindo a rastreabilidade e visualização de histórico. O acesso pode ser feito através de navegador de internet e de aplicativo para smartphone. Praticidade e máxima performance na gestão de equipamentos!

    Quer conhecer mais sobre a solução? Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!