A Norma Regulamentadora 12 (NR 12) é uma das principais diretrizes de segurança no trabalho no Brasil. O objetivo da norma é proteger trabalhadores que operam máquinas e equipamentos, reduzindo riscos e prevenindo acidentes. Acompanhe neste artigo os aspectos essenciais da NR 12, seus principais pontos e sua importância para segurança no trabalho em máquinas.
O que é a NR 12?
Criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978, a NR 12 define os requisitos de segurança para o trabalho com máquinas e equipamentos, visando assegurar que operações realizadas ocorram sem riscos para a saúde dos trabalhadores.
A NR estabelece uma série de medidas que devem ser seguidas para proteger os trabalhadores expostos aos riscos. A norma é constantemente atualizada para adaptar suas recomendações às novas ferramentas e tecnologias no trabalho; tendo sua última revisão concluída em 2017.
Quais os principais requisitos da NR 12
Segurança no projeto
O projeto deve considerar a proteção dos trabalhadores contra perigos mecânicos, elétricos e outros. Todas as máquinas e equipamentos utilizados devem ser projetados e fabricados de acordo com as normas técnicas de segurança específicas.
Proteções e dispositivos de segurança
Os equipamentos devem ter dispositivos de segurança como protetores de partes móveis, sistemas de parada de emergência e deve haver sinalização adequada para alertar sobre possíveis riscos.
Manutenção e inspeção
As máquinas e equipamentos devem ser mantidos em boas condições, com inspeções regulares devidamente documentadas e que garantam que todas as medidas de segurança estão de acordo.
Treinamento e capacitação
Trabalhadores que interagem com as máquinas devem receber treinamento adequado sobre o uso seguro dos equipamentos, procedimentos de emergência e manutenção básica.

Documentação e procedimentos
Como dito acima, a documentação detalhada sobre as condições de segurança e os procedimentos operacionais, bem como suas instruções devem ser claras e estarem acessíveis para todos.
Além disso, alguns documentos específicos são exigidos e devem ser atualizados para atender aos requisitos da Norma Regulamentadora 12 e evitar multas pesadas. São eles:
- Planta baixa (indicando a localização exata da máquina no ambiente);
- Inventário de máquinas;
- Análise de risco de cada máquina utilizada;
- Diagnóstico;
- Plano de ação.
Papel da NR 12 na segurança do trabalho
A aplicação da NR 12 não apenas protege a integridade física dos trabalhadores, como também contribui para a eficiência operacional e a redução de custos com acidentes ou doenças ocupacionais.
Além disso, a conformidade com a NR 12 ajuda as empresas a melhorar sua reputação no mercado, uma vez que o cuidado com a segurança dos seus colaboradores demonstra compromisso com a qualidade e a responsabilidade social, um diferencial competitivo valioso no mercado.
E se a empresa não estiver adequada a NR 12?
Além de prejudicar sua imagem e reputação, estar em situação irregular pode trazer muitas consequências para a empresa, que podem resultar em penalidades diversas, como: multas, suspensão de equipamentos ou instalações da empresa, proibição de participação em licitações públicas. O cumprimento da NR-12 é fundamental para estar em dia com a Secretaria do Trabalho e não ser autuado.
Como a tecnologia pode contribuir para a implementação da NR 12?
Soluções tecnológicas trazem não somente benefícios significativos em termos de eficiência e economia, como também ajudam no cumprimento de exigências regulatórias. Se a sua empresa ainda não está utilizando tecnologia para implementar a NR 12, avalie a possibilidade de integrar soluções que podem ser o diferencial que a sua empresa precisa para alcançar um novo patamar de segurança e produtividade.
Para saber como a GAP pode ajudar no atendimento às exigências da NR 12 através da tecnologia, entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita de nossa solução de automação e gestão de equipamentos e inspeções durante 30 dias gratuitos!