Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    Como motivar seus colaboradores a usar EPIs

    Seja na indústria, no armazém ou na construção civil, é preciso conscientizar os trabalhadores sobre a importância do uso dos EPIs – Equipamentos de Proteção individual. Além de ser de uso obrigatório, os equipamentos de segurança, como o próprio nome sugere, têm o papel de diminuir os riscos de acidentes e os relacionados à saúde dos colaboradores.

     

    Às vezes, convencer o funcionário sobre a importância da utilização desses equipamentos pode ser um grande desafio. Mesmo sabendo que a legislação brasileira exclui a culpa da empresa caso os trabalhadores recusem o uso dos EPIs, é preciso motivá-los de que essa medida é realmente necessária.

     

    Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para motivar seus colaboradores a usar EPIs.

    Faça campanhas educativas

    A comunicação interna é muito útil para incentivar e conscientizar a equipe internamente, principalmente quando o assunto é EPI. Vale apostar em mensagens via e-mail até fixar cartazes ou murais no local de trabalho.

     

    O importante é espalhar informações interessantes sobre o uso dos equipamentos de segurança, para que todos se conscientizem.

    Invista em treinamentos

    Outra maneira de incentivar o uso de EPIs é através de treinamentos internos. Dessa forma, você garante que os colaboradores conheçam os equipamentos e como utilizá-los corretamente.

    Seja o exemplo

    Líderes, gestores e os técnicos de segurança devem utilizar o EPI e ser o exemplo para os demais colaboradores. Além disso, é importante estar próximo do time para acompanhar as tarefas e explicar sobre o uso correto dos acessórios.

    Crie uma cultura de segurança

    A segurança precisa fazer parte da cultura da empresa. Prestar atenção às normas e equipamentos no dia a dia acaba se tornando um hábito natural. Também é interessante divulgar internamente os números e as estatísticas para gerar reflexão sobre segurança no trabalho.

     

    Com essas dicas você pode melhorar a segurança e motivar seus colaboradores a utilizar o EPI dentro da empresa. 

     

    Um outro fator que você precisa estar atento é referente ao controle, uso, a quantidade, e o estado de todos os seus EPIs e EPCs. Para isso, a GAP Sistemas oferece uma solução que pode ajudar você a fazer a gestão de todos os seus equipamentos: GEEQUIP. Um sistema simples e ágil, onde você pode visualizar em uma única interface, com registros de entrega, de vencimento, de devolução e muito mais.