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    Como a tecnologia qualifica a Gestão de Pátio para empresas do Agronegócio

    O agronegócio é considerada a indústria mais rica do Brasil, setor forte e produtivo que bate recordes de exportações e com bons resultados de crescimento. Porém, mesmo com os bons resultados e previsões, existem desafios que ainda precisam ser superados, como por exemplo a mão de obra e a logística, principalmente nos processos de entrada e saída de grãos e insumos agrícolas.

     

    Para isso a tecnologia é uma aliada das indústrias rurais, contribuindo com o gerenciamento de pátio para o agronegócio e para garantir preparo à operação para dar vazão aos grandes fluxos, aumentando a produtividade e reduzindo custos de logística.

     

    O pátio é uma área onde se encontram diversos veículos que entram e saem para operações de carga e descarga do armazém. Muitos caminhões entram ao longo do dia, precisando de liberação nas portarias, o que requer cadastro prévio e informar o conteúdo da carga. O pátio pode ser um grande empecilho, causando atrasos e prejuízos, ou a partir de uma ótima gestão pode ser exemplo de controle eficiente e ótimos resultados.

     

    Sistemas de gerenciamento para o pátio possibilitam total controle sobre localização e coordenação das movimentações de veículos, filas ou pendências de chegada; controle de entrada e saída de veículos, com o objetivo de evitar filas, multas, ociosidades e a má gestão do tempo, entre outras funcionalidades.

     

    Os principais benefícios de um sistema de gestão de pátio

     

    Layout

    A tecnologia permite o acompanhamento do fluxo operacional de ponta a ponta, com a criação de vários circuitos, tanto para expedição quanto para recebimento, visualização de possíveis gargalos e previsão de fluxos de manutenção ou prestadores de serviços e veículos internos.

     

    Automação

    Com condições definidas pelo gestor do pátio, o circuito se transforma em uma engrenagem, ou seja, a cada avanço do veículo entre as vagas das áreas, o processo vai avançando e puxando os próximos da fila. Assim, o gestor passa a ter uma visão em tempo real de sua operação logística, o que reduz acúmulos operacionais, permite que imprevistos sejam evitados, além de fornecer maior previsibilidade em relação ao número de pessoas da equipe e tempo necessário para uma expedição.

     

    Acompanhamento e Alertas

    A tecnologia também possibilita o agendamento prévio de parceiros externos, sempre respeitando a grade definida pela empresa, os limites e bloqueios diários, equalizando o fluxo e o funcionamento das operações logísticas, de recebimento ou de expedições. E ajuda na gestão de crises, pois o operador pode ser alertado sobre o fluxo de veículos e ter acesso aos tempos dentro e fora dos limites definidos, quantidade de veículos superior aos limites de planta ou áreas, o que torna a tomada de decisão mais rápida e ágil.

     

    Redução de Custos

    É possível equalizar o fluxo de veículos e comparar com os limites físicos e operacionais da empresa. Através dessas informações é possível prever, corrigir rapidamente ou, até mesmo, evitar crises dentro da planta, e com isso, reduzir custos.

     

    Integração e Mobilidade

    A comunicação entre sua empresa e parceiros externos também fica mais próxima, por meio do uso de dispositivos móveis. Todos os participantes da operação logística ficam conectados, o que permite o acompanhamento dos status em tempo real. Desde a programação do agendamento, aprovação e informações gerais até a evolução dentro da planta. Tudo acompanhado pelo gestor.

     

    Performance

    Sistemas dedicados à gestão do pátio apresentam relatórios específicos com as informações que o gestor precisa, permitindo uma análise detalhada da performance do pátio, da sua produtividade aos recursos utilizados.

     

     

    E como fica a gestão das pessoas no pátio?

     

    A tecnologia também ajuda na gestão dos colaboradores. Podemos citar as soluções da

    GAP Sistemas como uma grande contribuição para este foco. A empresa desenvolveu o

    GEC – Gestão de Empresas Contratadas, software que reúne, organiza e entrega uma visão completa das atividades realizadas por colaboradores terceirizados, integrando documentos e histórico de trabalho; e o GEDOC, tecnologia dedicada à gestão e monitoramento de documentos de colaboradores efetivos e seus treinamentos.

     

    Ambas as soluções estão disponíveis para demonstração. Basta entrar em contato com a equipe GAP para saber mais. Clique aqui. 

     

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