Boa parte da cadeia produtiva do Agronegócio depende cada vez mais da terceirização de serviços para apoiar áreas específicas como manutenção de máquinas, limpeza, vigilância, cozinha e muitas outras. Como sabemos, ainda mais em tempos de super safra, a aplicação de recursos tecnológicos se tornou essencial neste segmento, do plantio à colheita, das vendas à distribuição. No quesito terceirização não poderia ser diferente: a tecnologia da informação já se faz presente para melhorar a organização e o controle.
Antes precisamos entender qual o impacto da terceirização no setor, pois esta é uma realidade que faz com que profissionais, empresas e instituições do Agronegócio precisem lidar com um grande número de documentos, informações, avaliações de desempenho de colaboradores terceiros e, principalmente, questões relacionadas com Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Sem o planejamento e a ferramenta adequada, a gestão de terceiros pode se confrontar com problemas como estes:
– Dificuldade em identificar a validade de documentos;
– Arquivamento de documentos de forma manual, na própria rede de informática ou em redes isoladas;
– Grande volume de e-mails e atrasos na aprovação de documentos;
– Dificuldade na pesquisa por documentos devido ao volume de informações e por estarem divididos em várias pastas;
– Alta carga de documentos na rede interna.
Para superar este desafio, muitas empresas do Agronegócio passaram a contar com a tecnologia desenvolvida pela GAP Sistemas: o GEC, uma plataforma para Gestão de Empresas Contratadas.
Com foco na simplificação do processo, o GEC permite gerenciar toda a documentação que envolve empresas terceirizadas e seus colaboradores, de forma a garantir a compliance exigida pelo mercado, apresentando características e benefícios como:
– Aprimoramento contínuo;
– Ser uma plataforma integrada em base única;
– Padronização no entendimento dos documentos exigidos para SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente);
– Controle efetivo das empresas com indicadores de desempenho;
– Facilidade para acessar e checar status do colaborador;
– Avaliação de performance das empresas (com a definição de critérios objetivos e métricas);
– Permitir que empresas terceiras com atuação contínua possam fazer o envio de documentos diretamente na plataforma – otimizando o tempo da equipe;
– Facilidade de acesso aos desenvolvedores da GAP Sistemas para aprimoramento da plataforma.
Além da terceirização, outra contribuição tecnológica da GAP Sistemas também ajuda a manter o controle sobre a Segurança e a Saúde de colaboradores. Trata-se do GEEQUIP, software dedicado à Gestão de Equipamentos de Emergência, que facilita o processo de inspeção e manutenção de recursos de segurança, tais como: extintores, hidrantes, kits de primeiros socorros, luminárias de emergência e outros.
A contribuição da Tecnologia da Informação para o Agronegócio evolui todos os dias e, com certeza, continuará a surpreender a todos com soluções inovadoras que facilitarão ainda mais a produção agrícola e pecuária no Brasil e no mundo.
Convidamos você a continuar navegando em nosso blog e a curtir nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.