A Indústria 4.0 representa basicamente a integração entre tecnologias digitais (Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Manufatura Aditiva) e os processos produtivos.
Um ponto importante desta transformação é como a tecnologia age sobre o meio ambiente. De fato, ao integrar o mundo digital, físico e biológico de maneira mais inteligente, o que podemos esperar é o uso mais sustentável e econômico dos recursos disponíveis. O que requer organizações de alto desempenho que gerenciem bem seus processos em todas as etapas.
A busca por melhorias nos processos é indispensável, e deve ser contínua, porém, ela deve ocorrer com: melhor produtividade, maior eficiência e menos impactos.
Os processos de automação podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso colocar em prática medidas fundamentais que mantenham três variáveis do crescimento sustentável: social, econômico e ecológico.
Nesse sentido, a engenharia de automação é cada vez mais importante para o equilíbrio de questões sustentáveis, inovando em tecnologias e recursos que automatizam os processos e contribuem para o meio ambiente.
A utilização de tecnologias adequadas ao negócio da empresa, sendo gerenciadas e aproveitadas de forma sustentável, pode gerar benefícios como:
Redução de custos;
Economia energética;
Diagnóstico em tempo real;
Design mais inteligente;
Redução do uso de matéria-prima;
Integração e otimização dos processos;
Flexibilização da produção;
Reciclagem de resíduos;
Conservação ambiental.
A tecnologia da Indústria 4.0 também pode e deve ser aplicada em processos de apoio à produção, ajudando a qualificar condutas de sustentabilidade, habilidades profissionais e outros detalhes importantes. Neste contexto, soluções como as desenvolvidas pela GAP Sistemas fazem toda a diferença.
O GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência – é um software criado para planejar e controlar inspeções, manutenções e o acompanhamento da vida útil de ferramentas, máquinas e equipamentos essenciais paras as rotinas de produção e segurança das empresas.
Enquanto o GEDOC é uma plataforma de apoio à área de Recursos Humanos, uma solução para gerenciamento e monitoramento de documentos de colaboradores efetivos e seus treinamentos. Sistema que pode ser integrado ao controle de entrada da empresa, além de apresentar o histórico completo dos colaboradores.
Fale com a equipe GAP para conhecer mais detalhes e solicitar demonstrações.
Para mais informações sobre gestão de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, continue em nosso blog.
Acompanhe a GAP de perto nas redes sociais: