Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    A importância do DDS: Diálogo Diário de Segurança na prevenção de acidentes e na conscientização das equipes

    Uma das melhores práticas que a empresa pode adotar são os Diálogos Diários de Segurança (DDS), que se tratam de breves momentos em que o gestor conversa com sua equipe sobre os riscos existentes em suas atividades e ambiente de trabalho e como podem agir de forma preventiva. O DDS geralmente acontece no início do expediente e além de destacar práticas de segurança do trabalho, também pode focar em orientações de saúde ocupacional e meio ambiente.

     

    O DDS deve ser elaborado de forma a atender à natureza dos serviços realizados pela empresa, fortalecendo a percepção de risco dos colaboradores para que possam identificar condições e ações seguras e inseguras no seu dia a dia. Este momento deve ser estabelecido como um ritual e ser parte da agenda dos profissionais. Mais do que apresentar orientações, alertas e dicas, o DDS também é um espaço aberto para a discussão e a reflexão entre gestores e colaboradores a respeito do tema apresentado.

     

     

    Os Benefícios do DDS

     

    Conscientização e aumento do comprometimento de colaboradores

    Mesmo o mais experiente dos profissionais precisa reciclar suas práticas e considerar os riscos no trabalho frente a evolução constante de tecnologias, equipamentos e exigências de normas. Sendo assim, o DDS é tão importante para a conscientização e o comprometimento dos colaboradores mais novos como para reforçar o conhecimento dos mais velhos.

     

    Discussão de ideias

    O DDS promove a discussão dos problemas em equipe, o que ajuda na identificação de novos riscos e soluções. Para isso, é importante que o gestor busque sempre novos temas e incentive a participação de todos.

     

    Aumento de produtividade

    O DDS ajuda na reeducação dos colaboradores em relação as suas atividades, apontando as formas mais adequadas de realizar o trabalho, o que leva à redução de tempo na execução e aumento de produtividade.

     

    Redução de acidentes no trabalho e do custo com assistência médica

    Quanto mais a equipe conhece a prática de suas atividades e está consciente do que é preciso fazer para garantir a sua segurança (uso correto de EPIs, o manejo correto de ferramentas e equipamentos, etc.), menores são as chances de acidentes e, consequentemente, o gasto com assistência médica é reduzido para a empresa.

     

    Aumento do nível de satisfação e segurança

    O conhecimento promovido pelo DDS resulta em mais atitudes de prevenção, tranquilidade e confiança para o colaborador, contribuindo para a qualidade de vida do ambiente de trabalho e a satisfação em relação à empresa.

     

    Como preparar um bom DDS

     

    A seguir listamos uma série de dicas que ajudam a tornar um Diálogo Diário de Segurança mais envolvente e eficiente.

     

    Estude e fique familiarizado com o conteúdo antes de apresentar.

    O DDS deve ser objetivo e rápido. Ele deve acontecer num período de 5 a 15 minutos.

    Tenha contato visual com a equipe. Olho no olho, sem interferência de celular e distrações. Inclusive verifique o local da apresentação para que não tenha ruídos e outras interferências.

    Não faça uma apresentação burocrática e sem graça. Quebre o gelo para atrair a atenção dos colaboradores, conte algo engraçado, use a sua criatividade.

    Mude o tom da voz ao longo da leitura. Manter o mesmo tom não é nada atraente para quem é ouvinte.

    Apresente com detalhes, dê exemplos práticos, permita que as pessoas se vejam na prática proposta pelo DDS.

    Conheça o seu público e saiba como se comunicar. Fale de forma simples, converse na “língua do colaborador” e utilize gírias para que eles se sintam confortáveis.

    Se for possível, tragas profissionais especializados para falar sobre os assuntos tratados, isso dá uma sensação de credibilidade e maior responsabilidade aos colaboradores.

    Sempre conclua um DDS com uma lição aprendida e prática de prevenção.

    Incentive a participação de todos. Pergunte se entenderam, qual é a opinião deles, cite exemplos. E agradeça a contribuição que tenham dado durante a discussão do tema abordado.

    Deixe o calendário de encontros e os temas que serão abordados disponíveis para conhecimento de todos.

     

    A prevenção de acidentes também pode começar com a adoção da solução GEEQUIP

     

    Para auxiliar o trabalho de gestores e equipes de SSMA, a GAP Sistemas desenvolveu o GEEQUIP, software dedicado à Gestão de Equipamentos de Emergência, como extintores, hidrantes, kits de primeiros socorros e outros.

    A solução apresenta uma navegação amigável e facilita o processo de inspeção e manutenção de equipamentos essenciais para a segurança e o atendimento a emergências em indústrias.

     

    Saiba mais sobre o GEEQUIP:

    Em nosso blog, você encontra mais artigos relevantes sobre Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Acompanhe também as nossas redes sociais:

    FacebookInstagram e LinkedIn.