Receba sua Proposta Técnica Comercial

    Adicionar Unidade

    A importância da rastreabilidade de máquinas, veículos e equipamentos para prevenção, controle e economia

    Optar por um sistema de rastreabilidade é a melhor forma de reagir diante de problemas que podem ocorrer na empresa. Um sistema de gestão que tem requisitos de rastreabilidade definidos garante o controle completo sobre a complexidade de informações e dados dentro de uma operação. Quando projetada corretamente, os elementos rastreáveis servem como base eficaz e eficiente para identificação de máquinas, veículos e equipamentos, além de documentação, responsabilidades, processos, produtos, serviços e outros recursos.

     

    A rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto ou serviço nas etapas do processo (recepção, produção, transformação e distribuição). E garantir que a segurança de máquinas, veículos, equipamentos, produtos e atributos de qualidade foram comprovadamente verificados.

     

    O sistema de rastreabilidade deve incluir a documentação necessária para registrar todas as informações durante as etapas do processo e com isso facilitar a investigação, além de poder integrar dados externos e internos como empresas terceirizadas, fornecedores e clientes. Ao definir sua rastreabilidade é importante realizar testes e verificar se a mesma é eficaz ou se há necessidade de melhorias.

     

     

    Benefícios da Rastreabilidade

     

    Minimiza custos, tornando o processo mais eficaz;

    Permite a ação orientada para prevenir a recorrência;

    Auxilia no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando pertinente;

    Promove a confiança do cliente e proteção de marca;

    Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade.

     

     

    Rastreabilidade em um Sistema de Gestão

     

    A rastreabilidade é um dos pontos mais importantes para a gestão das empresas, principalmente para as que trabalham com grandes equipamentos. Em linhas gerais, ela permite saber onde a peça se encontra em qualquer lugar da cadeia logística.  Ela pode envolver desde o processo de produção até a locomoção depois que o produto está pronto. Por isso, está e precisa estar presente em todos as etapas para uma boa administração. Isto evita erros e traz diversos benefícios para a integralidade do gerenciamento.

     

     

    Tecnologia e Rastreabilidade

     

    A eficácia da rastreabilidade evidentemente passa pelo investimento em tecnologia. O mercado oferece uma série de soluções que contribuem para esta finalidade e aqui destacamos o software GEEQUIP – Gestão de Equipamentos de Emergência, solução desenvolvida pela GAP Sistemas.

     

    GEEQUIP foi especialmente desenvolvido para controle de equipamentos de segurança. Facilita o planejamento de inspeções, manutenções e o acompanhamento da vida útil de ferramentas, máquinas e equipamentos. As informações formam um histórico de verificação, permitindo a efetividade da gestão e a otimização do tempo em realização das inspeções e manutenções requeridas.

     

    Esta tecnologia permite a total rastreabilidade de equipamentos monitorados, pois exige a verificação in loco (leitura do QR code), garantindo que as inspeções sejam realizadas de forma rápida e precisa.

     

    Solicite demonstração do GEEQUIP para a equipe GAP Sistemas, clicando aqui.

     

     

    Encontre mais artigos relevantes para o seu negócio em nosso blog e fique por dentro das novidades, seguindo a GAP nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.